“Mulheres Inspiradoras”

| |

Na noite de 27 de março de 2023, ocorreu a Sessão Solene motivada pelo Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), que instituiu a Comenda “Mulheres Inspiradoras” no Município de Passo do Sobrado, com o intuito de homenagear mulheres que tenham se destacado na sociedade ou prestado relevantes serviços na área social.

Passo do Sobrado é abençoado por ter diversas guerreiras, que se destacam na vida pública, social e também dentro de suas famílias, todas dignas desta homenagem.

E a “Mulher Inspiradora” que o Poder Legislativo homenageou, foi a Sra. ELISABERTE BAIERLE KONZEN.

A sra. ELISABERTE nasceu no dia 16 de março de 1946, na localidade de Entrada Malhada/Corredor da Pedreira, Passo do Sobrado, na época 2º Distrito de Rio Pardo, filha de Guilherme Baierle Sobrinho e Joana Bertha Baierle (nascida Schwengber).

Em 1964 foi contratada pelo município de Rio Pardo para dar aulas na escola de Rincão Del Rei.

Percebendo a necessidade de aperfeiçoamento, no ano de 1968 partiu para o município de Júlio de Castilhos, onde matriculou-se no Curso Supletivo Profissionalizante em Regime de Férias. Em 1970 formou-se no Curso Madureza para professores em Rio Pardo. Mais tarde, em 1976, também em regime de férias, fez a Formação Especial para Habilitar professores na Escola Estadual Murilo Braga em Santa Cruz do Sul.

Junto a essa caminhada voltada a educação, casou-se com ERNESTO KONZEN, no dia 20 de julho de 1974.

Alguns anos mais tarde, ao mesmo tempo em que realizava cursos em Santa Cruz, deu à luz ao seu único filho CRISTIANO KONZEN, que hoje além de Biólogo por formação, também é professor na Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar.

A rotina de professora não se restringia apenas em dar aulas e organizar os espaços escolares, muitas reuniões e formações pedagógicas envolviam seus dias e os horários não encaixavam mais com os transportes coletivos que o município oferecia na época, sentiu a necessidade de adquirir um meio que facilitasse a locomoção, então, desde essa época, circula pelas principais ruas da cidade um fusca amarelo (1978 – todo original de fábrica) que muitas caronas rendeu aos alunos da professora Lisa.

Sua trajetória na educação perdurou por 21 anos no contrato de Rio Pardo, sendo esse tempo averbado para fins de aposentadoria na Rede Estadual, a qual se concretizou em 1989, na Escola Alexandrino, local onde fez muitas amizades e deixou seu legado. A aposentadoria deu mais espaço ao seu envolvimento com a comunidade:

· Junto a Matriz Nossa Senhora do Rosário ministrou aulas de Eucaristia, Catequese e Crisma; auxiliou na caminhada das missões; organizou Novenas e Liturgias;

· Foi idealizadora e participou da fundação e registro da Comunidade de Desenvolvimento Santo Isidoro da Entrada Malhada, fazendo parte da diretoria nos primeiros anos de criação;

· Participou da criação e foi sócia fundadora da Sociedade de Damas Harmonia da Entrada da Malhada;

· Compôs por vários anos o Grupo do Só Elas, participando e colaborando nos eventos da entidade;

· Nas tardes de domingo, sempre sobrava um tempinho para auxiliar no time de futebol feminino da Malhada, atuando como goleira.

· Foi Conselheira Titular do Conselho de Assistência Social, indicada pelo Prefeito Municipal;

· Foi presidente da Associação Pró-Saúde de Passo do Sobrado, exercendo, entre os anos de 1996 e 1999, atividades administrativas diárias em prol da saúde e bem-estar dos munícipes no Hospital Nossa Senhora do Rosário, mesmo em meio a tantas dificuldades e adversidades a entidade foi escolhida como modelo no País, fato que gerou muito orgulho a toda a população;

É sobre uma vida dedicada à família, ao trabalho e ao próximo que se fala, sempre com empatia e solidariedade.

Previous

Sessão Extraordinária

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Next
Pular para o conteúdo